sexta-feira, 23 de março de 2012

AIDGLOBAL Convida os Docentes a Tornarem-se “Professores Globais”



O curso de formação para professores “Educar para Cooperar através da Escola”, promovido pela AIDGLOBAL, em parceria com o Centro de Formação Loures Oriental, avança na promoção de uma cidadania global, convidando os docentes a aplicarem as temáticas de Educação para o Desenvolvimento (ED) nas suas aulas.


A formação procura, não só orientar os professores a identificarem oportunidades de cruzamento das temáticas de Educação para o Desenvolvimento (ED) com o currículo das suas disciplinas, como também lhes proporciona uma panorâmica das metodologias de Educação Não Formal.

Até à data, os 30 participantes aprofundaram, conjuntamente, competências, valores e atitudes enquadrados no conceito de ED, após terem sido abordadas as diferentes vertentes da Educação (Educação Para a Cidadania Global, Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Educação para a Paz,…) e as orientações da Estratégia Nacional para o Desenvolvimento.

Os docentes tiveram ainda a oportunidade de participar em atividades de Educação Não Formal em exercícios como “ice-breakers”, jogos cooperativos e “energizers”, refletindo, simultaneamente, sobre a diversidade destas metodologias.

“De uma forma geral, o curso está a ser seguido com muito interesse pelos educadores, uma vez que as questões até agora abordadas têm proporcionado uma reflexão coletiva sobre o papel de destaque do professor, junto dos seus alunos, enquanto promotor de uma cidadania e o papel acrescido de levar as questões globais para dentro da sala de aula, promovendo o Global Learning”, sublinha a formadora, Susana Damasceno.

“Para se tornar um professor global, deve ser prioritário fazer com que o mundo seja levado para dentro da sala de aula e discutido por todos, privilegiando as experiências e bagagens culturais que cada um traz consigo, enaltecendo a classe como o espaço de múltiplas leituras e compreensão das interdependências e assimetrias que caracterizam a globalização e concluindo sobre o modo como elas nos afetam diretamente”, continua a formadora.

No decurso das cinco sessões, que decorreram até agora, no Centro de Formação Loures Oriental, os docentes tiveram a oportunidade de navegar pelo blogue do projeto “Educar para Cooperar – Loures” 2ª edição, no qual esta formação se integra, tendo acesso a exemplos práticos da integração de temáticas de ED em contextos disciplinares tão diversos como a Língua Portuguesa ou a Educação Física.