quinta-feira, 6 de maio de 2010

Aprendizagens

Entre as aprendizagens reconhecidas pelos próprios alunos, dominam os conteúdos das temáticas solidariedade e desastres naturais. Especificamente, os alunos consideram ter aprendido sobre a realidade e as dificuldades dos contextos afectados pelos desastres naturais, e sobre como podem ajudar os habitantes.

Além disso são os próprios alunos que referem ter aumentado os seus conhecimentos sobre os Direitos Humanos nomeadamente, sobre os direitos das crianças, sobre o direito à liberdade e à igualdade. Ainda, sobre a riqueza e a pobreza no mundo, e como ser amigo e ajudar os outros, nomeadamente, em situação de emergência, de desastres naturais e/ou em idade avançada. Ao nível do ambiente referiram que depois do projecto estão mais conscientes sobre como podem poupar água e/ou preservar a água potável, e como podem reciclar. No âmbito da interculturalidade consideram que até à data aprenderam sobre as diferenças culturais e sobre como podem desenvolver a própria cultura, como não ser racista, como respeitar as regras e como ser um bom cidadão. Além disso, referem que através da participação nas sessões de ED aprenderam mais sobre o voluntariado.

Os dados apresentados referem-se às conclusões da avaliação intercalar do Projecto Educar para Cooperar Loures 1ª edição, que implicou a implementação de uma ficha de reacção/satisfação intercalar aos alunos das 12 turmas, entre a 6ª e a 7ª sessão.