RECURSOS PEDAGÓGICOS



2012


Kits ODM


Associado à sensibilização em torno dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) das Nações Unidas, tema central dos programas de Educação para a Cidadania Global dos últimos anos, a Oikos, com o apoio do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), disponibiliza dois produtos destinados fundamentalmente ao público escolar (ensino básico e secundário):


Os Kits ODM (maletas pedagógicas com diversos materiais educativos numa abordagem não formal das temáticas em questão) e a Mostra ODM - Cenários do Futuro (conjunto de quatro exposições itinerantes acompanhadas dos respetivos materiais pedagógicos de sensibilização sobre os ODM).

Fonte: Oikos

Mais informação no link: http://www.oikos.pt/pt/informe-se/informacao-tematica/item/964




Nova Guia para Professores da Oxfam Education


A OXFMAN EDUCATION disponibiliza um guia para professores com orientações sobre como promover a Educação para a Cidadania Global em meio escolar através do site , para além de vários recursos pedagógicos para se inspirarem na aplicação de ED nas suas disciplinas.
Também não faltam conselhos e informações sobre a dinâmica escolar, o papel dos professores, a importância das parcerias e ainda sobre as atividades e campanhas que estão acontecer em todo o mundo sobre questões tão essenciais como a saúde materna e a água, entre outras.




Dados Atualizados Sobre as Economias Africanas


A OCDE e o Banco Africano para o Desenvolvimento apresentam dados atualizados sobre as economias africanas na publicação “Perspetivas Económicas de África”.

O documento analisa em particular a situação laboral no continente africano e propõe soluções para a promoção do emprego entre os jovens.

Mais informações em http://www.africaneconomicoutlook.org/en/



Exposição “Alma(D)arriba”, na Biblioteca José Saramago, em Almada


Está patente até dia 31 de julho, na Biblioteca José Saramago, em Almada, a exposição “Alma(D)arriba” – Exposição de trabalhos desenvolvidos por escolas e instituições do concelho, durante o ano letivo 2011/2012, no âmbito da parceria estabelecida entre o ICNB – Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade e a Câmara Municipal de Almada.

Os trabalhos enquadram-se nas comemorações do Ano Internacional das Florestas e do biénio 2011/2012 para a promoção da conservação dos Morcegos.



“Quantos Queres”, uma atividade para partilhar com a família

No dia 9 de junho, pais, filhos, avós e netos são convidados a criar uma história durante a atividade “Quantos Queres” que decorre no Agrupamento de Escolas Romeu Correia

Informações sobre o programa de atividades e inscrições através do e-mail: biblactividades@cma.m-almada.pt




Matemática: Novo manual gratuito para o 12º ano


Uma equipa de matemáticos da Universidade de Coimbra (UC) tem criado um manual gratuito da disciplina de Matemática A do 12º ano em formato digital. O objetivo é reduzir as despesas dos estudantes num momento em que as famílias portuguesas sofrem com as dificuldades económicas.

"Pretendemos aliviar o peso da fatura na compra de manuais e material escolar, promovendo, em simultâneo, o uso do livro digital", explica o investigador Jaime Carvalho e Silva, que lidera a equipa responsável pelo desenvolvimento do manual, numa nota à comunicação social enviada pela UC.

Este livro digital, denominado NiuAleph 12 - Manual para o 12º ano de Matemática A, está disponível on line, em formato PDF, podendo ser descarregado gratuitamente através do site.

O matemático adianta que, além da matéria, o manual engloba também "conselhos para a preparação de exames e textos de leitura sobre a disciplina". O objetivo é "dotar os estudantes com várias ferramentas realmente úteis que, embora não substituam o estudo regular e o trabalho empenhado, possam realmente ser lidas e trabalhadas pelos estudantes".

Fonte: Boas Notícias

Mais informações aqui.



O Desafío do Desenvolvimento

O projeto "O Desafio do Desenvolvimento" foi criado em prol de uma Politica de Desenvolvimento mais justa, eficaz, coerente, eficiente e alinhada com os Objetivos do Milênio.


Exposição de fotografias on line disponível em: http://coerenciapt.jalbum.net/Coerencia/




Novidades da Ação Global pela Educação (SAGE) 2012


No âmbito da Campanha Global pela Educação (CGE), este ano, milhares de pessoas de todo o mundo vão voltar a participar numa ação especial durante a Semana de Ação Global pela Educação.
Esta ação, enquadra-se no tema da SAGE “Educação e Cuidados na Primeira Infância" e intitula-se “O GRANDE RETRATO”.

A rede escolar nacional é convidada a realiza-la entre 22 e 29 de abril.

O manual com a proposta de atividade está disponível aqui.




Novos Kits de formação no site do Conselho da Europa


O Conselho da Europa disponibiliza online kits de formação/mochilas pedagógicas sobre diversas temáticas. Os manuais acessíveis para o estudo e formação incluem várias temáticas, como inclusão social; cidadania; juventude e Europa; aprendizagem intercultural; gestão das organizações; financiamento e gestão financeira; gestão de projetos, entre outras.

Aceda aqui aos manuais, alguns deles já traduzidos em português.






Estudo “Entre o Saber e o Fazer: A Educação na Cooperação Portuguesa para o Desenvolvimento”


 Resultado de uma iniciativa do projecto de Educação para o Desenvolvimento da Campanha Global pela Educação (CGE), contou com o co-financiamento do Instituto Português para o Desenvolvimento (IPAD) e encontra-se disponível online .








2011

Para ler a Newsletter Global Campaign For Education basta clicar, aqui.



Cadernos de Viagem à Guiné-Bissau de Orlando Ribeiro

Foi recentemente apresentado, o 1º volume dos Cadernos de África do geógrafo Orlando Ribeiro (OR), um dos maiores vultos da cultura portuguesa.

Este Caderno da viagem de OR à Guiné-Bissau abre uma colecção de fontes inéditas sobre o continente africano.

A publicação da memória de e sobre África é um contributo indispensável para a reflexão sobre as direcção e os sentidos do desenvolvimento deste continente.

Neste caso, acredita-se que muito se poderá aprender sobre o terreno, a agricultura e as tradições guineenses, pelos olhos de um dos maiores vultos da cultura portuguesa.

Para adquirir esta obra, basta enviar e-mail para: ceaup@letras.up.pt




IGUALDADE DE GÉNERO

Proposta de actividades da Campanha Global pela Educação para celebrar o dia Internacional da Mulher.



Objectivos gerais:

Assinalar o Dia Internacional da Mulher;
Preparar o tema da Semana de Acção Global pela Educação “Educação
para Raparigas e Mulheres”.

Objectivos específicos:

Compreender a importância da igualdade de género no acesso a todos
os direitos;
Reflectir sobre as vantagens da igualdade de género no acesso à
educação;
Discutir factores promotores de igualdade/desigualdade de género na
educação, ao nível local e global;
Reconhecer e valorizar o papel desempenhado pelas raparigas e
mulheres na sociedade;
Promover uma cidadania, local e global, mais activa para as questões da
igualdade de género.


Actividade 1

Distribuem-se duas figuras humanas (desenho do contorno) por pessoa e
pede-se que sejam desenhadas/pintadas/coloridas de forma a uma das figuras
ser feminina e a outra masculina.

Desenha-se os contornos de três escolas em três pedaços separados de papel
de cenário ou em cartolinas. O tamanho das escolas deverá ser proporcional
ao tamanho e ao número das figuras distribuídas.

As três escolas serão diferentes:

Escola 1 – deverá ter um tamanho médio para ser capaz de receber cerca de
metade das figuras distribuídas;
Escola 2 – deverá ter um tamanho pequeno;
Escola 3 – deverá ter um tamanho médio (igual à escola 1), mas será a única
escola onde não é permitido colocar figuras femininas.

De seguida pede-se a cada pessoa que distribua as suas figuras pelas três
escolas, seguindo as regras.

Uma vez distribuídas todas figuras, observam-se as escolas em conjunto e
discutem-se as observações feitas.

Sugestões:
• Como foram distribuídas as figuras?
• Tiveste dificuldade em colocar as tuas figuras nas escolas? Houve
espaço para todos e todas? Quem é que ficou de fora?
• Qual é a escola de que gostas mais? Porquê?
• Qual é a escola de que gostas menos? Porquê?
• O que é que mudarias nesta(s) escola(s)? Porquê?

Actividade 2

Visionamento do vídeo “60 Milhões de Raparigas” para reflexão e discussão. Título original: 60 Million Girls
http://www.youtube.com/watch?v=Tr6kKz0ydPA

Versão traduzida disponível no canal da CGE no YouTube:
http://www.youtube.com/user/PortugalCGE?feature=mhum#p/u/2/_otZt-4q7pA

60 Milhões de Raparigas

Pobreza. Fome. Poluição. Guerra. Doença. Quem é que tem o poder de mudar tudo isto?

Ela mantém a promessa de mudança se lhe derem oportunidade.

Quando uma rapariga vai à escola, inicia-se um efeito em cadeia.

Ela terá menos filhos e os seus filhos serão mais saudáveis.

Quando uma rapariga vai à escola, os seus filhos terão uma maior probabilidade de seguir o mesmo caminho. Por cada ano de estudos, o seu futuro salário poderá ser até 25% mais alto e ela investirá 90% desses rendimentos na sua família.

Rapariga. Família. Comunidade. Nação. Mundo.

Uma rapariga na escola pode ser algo de muito poderoso.
Neste momento cerca de 60 milhões de raparigas não vão à escola.
Vamos dar-lhes uma oportunidade para mudar(em) o mundo.


Para reflectir e discutir em grupo:
• Consideras justo haver muitas raparigas no mundo que não vão à
escola? Porquê?
• Muitas raparigas não vão à escola, por diferentes razões. Quais?
Enumera algumas e discute-as.
• Na tua opinião, o que podia ser feito para mudar essa(s) realidade(s)?
Por quem? Como?
• Concordas que a educação das raparigas e mulheres produz um efeito
em cadeia no desenvolvimento da comunidade/país? Porquê?
• Quais podem ser os efeitos da educação das raparigas e mulheres em
outras áreas como a saúde ou o ambiente?
• O que muda nas nossas vidas quando temos acesso a uma educação
de qualidade?
• Os rapazes e as raparigas são tratados de forma igual na tua escola? E
na tua comunidade? Porquê?
• Existe(m) alguma(s) medida(s) que possas e/ou queiras tomar para
tornar a tua escola/comunidade/mundo mais igualitário?


Sugestões:
A partir da reflexão e discussão feitas, poderão ser realizados trabalhos
diversos:
Produção de textos individuais e/ou colectivos sobre as questões
levantadas nesta proposta de actividade;
Produção de cartazes em cartolinas e/ou de apresentações em
Powerpoint com as principais ideias e conclusões retiradas da actividade
proposta;
Criação de um manifesto, individualmente e/ou em turma, de medidas a
tomar, ao nível local e global, para que as raparigas/mulheres e os
rapazes/homens tenham as mesmas oportunidades.
Os trabalhos realizados poderão ser expostos durante a Semana de
Acção Global pela Educação (2 a 8 de Maio de 2011), que será dedicada
ao tema “Educação para Raparigas e Mulheres”.



Actividade 3

Visionamento dos vídeo “Kidan” e “Shumi” para reflexão e discussão.


Título original: Kidan, Ethiopia (GirlEffect)

http://www.youtube.com/watch?v=5Cf83V86AsE

Título original: Shumi, Bangladesh (GirlEffect) http://www.youtube.com/watch?v=5e_XemXxJQ4

Versões traduzida disponíveis no canal PortugalCGE no YouTube:
http://www.youtube.com/user/PortugalCGE?feature=mhum#p/u/1/WK-OZvkqShg
http://www.youtube.com/user/PortugalCGE?feature=mhum#p/u/0/HehoUQ7PuBE


Kidan, Etiópia
Kidan: Chamo-me Kidan. Tenho 13 anos. Gostava de poder ir à escola. Neste momento não é possível.
Mãe: Não há tempo para descansar. Trabalhamos o dia inteiro.
Kidan: O meu sonho? Médica. Gostava de ser médica.
Mãe: A Kidan não pode ser médica. Já está noiva, só que ela ainda não o sabe. Vamos receber gado em troca.

Na Etiópia, 60% das raparigas casam-se antes dos 18 anos.
A gravidez é a principal causa de morte no mundo em raparigas entre os 15 e os 19 anos.

Quando o casamento infantil acabar, o “Girl Effect” iniciará.

Shumi, Bangladesh
Shumi: Chamo-me Shumi. Tenho 19 anos. Há muitos pais que não deixam as suas filhas saírem porque é mal visto pelas outras pessoas.
Em aldeias como esta, é preciso muita coragem para fazer as coisas de forma diferente.
Shumi: As pessoas perguntam se eu me quero casar e eu respondo “Não, só quando tiver estabilidade”.
Shumi: Eu abri a minha loja com apenas 2000TK (cerca de 37 dólares). Está tudo a correr muito bem.
O sucesso de uma rapariga pode desencadear oportunidades para outras raparigas.

Shumi: Eu lidero o centro local para raparigas. Se pudesse, eu diria a todas as raparigas no mundo, ‘tudo o que fizerem, por pouco que seja, permitir-vos-á terem um futuro muito melhor’.

Se eu pudesse diria às empresas e às pessoas importantes que se investissem em pessoas pobres como eu, estariam a melhorar o mundo.

Uma só rapariga pode iniciar o “Girl Effect” (Para saberem mais sobre o projecto “Girl Effect” visitem: www.girleffect.org)


Para reflectir e discutir em grupo:
O trabalho infantil/doméstico, os casamentos forçados e as gravidezes
precoces são alguns dos factores que levam muitas raparigas a não irem à
escola ou a abandonarem os estudos em várias partes do mundo.
• Estas situações verificam-se no nosso país? Onde? Em que contextos?
Porquê?
• Que tipo de medidas existem para prevenir/combater estas situações?
• Que tipo de medidas devem ser tomadas para promover a educação
para raparigas?
“O sucesso de uma rapariga pode desencadear oportunidades para outras
raparigas”.
• Porquê? Como?
“Se eu pudesse diria às empresas e às pessoas importantes que se
investissem em pessoas pobres como eu, estariam a melhorar o mundo”.
• Concordas?
• E tu, o que dirias às pessoas “importantes”?
• O que tens a dizer ao mundo?
• O que podes fazer?

Sugestões:
A partir da reflexão e discussão feitas, poderão ser realizados trabalhos
diversos:
Produção de textos individuais e/ou colectivos sobre as questões
levantadas nesta proposta de actividade;
Produção de cartazes em cartolinas e/ou de apresentações em
Powerpoint com as principais ideias e conclusões retiradas da actividade
proposta;
Criação de um manifesto, individualmente e/ou em turma, de medidas a
tomar, ao nível local e global, para que as raparigas/mulheres e os
rapazes/homens tenham as mesmas oportunidades.


Nota: Os trabalhos realizados poderão ser expostos durante a Semana de
Acção Global pela Educação (2 a 8 de Maio de 2011), que será dedicada
ao tema “Educação para Raparigas e Mulheres”.




ODM - Materiais do Projecto "Roteiro 3456"


Saúde Materna, Contracepção, Desenvolvimento e Direitos - Uma abordagem do ODM 5 tem como autora Ana Benasulin, Psicóloga na APF que apresenta uma análise e reflexão sobre a Contracepção, o Planeamento Familiar e a Igualdade de Género enquanto elementos essenciais a par da para garantir bons resultados no ODM 5, com efeitos ao nível dos demais e Direitos Humanos,

Igualdade de Género, Saúde Infantil, Saúde Materna, VIH/SIDA e Ajuda Pública ao Desenvolvimento - Um contributo de Portugal para os ODM tem como autora Ana Rita Fortunato, Mestranda no ISCSP . Ana Rita Fortunato faz uma abordagem especifica dos ODM 3, 4, 5 e 6 quer no que se refere aos ganhos quer aos desafios que se colocam no contexto dos financiamentos e Ajuda Pública ao Desenvolvimento, nomeadamente em Portugal.

OBJECTIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÉNIO - Um instrumento de aceleração de alguns direitos fundamentais dos Direitos Humanos, cujo autor é André Saramago , aluno de Doutoramento no ISCSP que aqui apresenta uma abordagem critica dos ODM e a sua necessária articulação com os principais instrumentos de Direitos Humanos , nomeadamente aqueles assinados e/ou ratificados no contexto dos países de língua portuguesa.

Este e outros materais do Roteiro 3456, estão disponíveis em papel e também em www.apf.pt.





Materiais do Projecto "Hoje as crianças amanhã o mundo": PENSAR O MUNDO

Actividades de Educação para o Desenvolvimento - 1º e 2ºciclo

Autor: AIDGLOBAL (Adaptadas de recursos pedagógicos da Trócaire, Irish Catholic Agency for Development)


Disponíveis em www.aidglobal.org