terça-feira, 4 de outubro de 2011

Execução do Projeto


A segunda edição do Projeto “Educar para Cooperar “ - Loures é financiada pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) e pela Câmara Municipal de Loures. Nela se prevê a realização de doze sessões de Educação para o Desenvolvimento (ED), junto de dez turmas do segundo ciclo dos Agrupamentos de Escolas da Bobadela e Bucelas e dos respetivos professores.

Tem como finalidade levar os participantes a consciencializarem-se e a refletirem sobre as assimetrias e a interdependência norte/sul, numa perspetiva de Desenvolvimento Sustentável, partindo de experiências con-cretas do contexto de intervenção e generalizando para as realidades nacional e internacional.

A utilização, nessas sessões, de metodologias da Educação Não-Formal, ativas e participativas, centradas no educando e propensas à criação de espaços de reflexão e desenvolvimento do espírito crítico, vai permitir que os docentes as experimentem e constatem a sua eficácia.
Desde junho, a AIDGLOBAL, em conjunto com dois Agrupamentos de Escolas do concelho de Loures (Bobadela e Bucelas), tem vindo a trabalhar na planificação e calendarização, quer das atividades previstas, quer das sessões preparatórias e avaliativas. O programa foi dado a conhecer à comunidade educativa dos dois Agrupamentos, no mês de setembro p.p, em duas sessões de apresentação pública que ficaram marcadas pelo entusiasmo e interesse dos alunos, encarregados de educação e agentes educativos, que se congratularam com a sua inclusão nos Planos de Atividades das escolas.

Mais recentemente, os professores envolvidos participaram no Focus Group sobre “Metodologias Ajustadas à Promoção da Educação para o Desenvolvimento em Contexto Escolar”, no qual tiveram oportunidade de se familiarizarem melhor e mais profundamente com os meandros interativos das metodologias não-formais, preconizadas pela AIDGLOBAL, em que a aprendizagem decorre da interação com os outros.

Respondendo aos interesses e necessidades dos Agrupamentos participantes no projeto, serão abordadas treze temáticas de ED, nas dez disciplinas do segundo ciclo: