VOLUNTARIADO



2012


“O papel dos programas de Voluntariado para a Cooperação como estratégia de Educação para o Desenvolvimento"



A AIDGLOBAL participou na elaboração do estudo "O Voluntariado para a Cooperação como Estratégia de Educação para o Desenvolvimento em Portugal", desenvolvido pela ISU em parceria com a Escola Superior de Educação do Porto e a Universidade Nova de Lisboa, através do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

Da autoria de Gabriela Silva, trata-se de uma investigação pioneira em Portugal, que se aventura por uma área nunca antes estudada nacionalmente.

O estudo assenta em três eixos: Educação para Desenvolvimento (ED), Cooperação para o Desenvolvimento e Voluntariado que se interligam e cruzam em elos de efeitos e causalidades. A ED e a Cooperação para o Desenvolvimento são entendidas como promotoras da transformação social, enquanto que o Voluntariado é descrito como motor impulsionador dessa transformação.

Mais informações no site: http://www.isu.pt/home/




A AIDGLOBAL Procura Voluntários



A AIDGLOBAL procura voluntários na área de Fundraising/Branding, com estudos relacionados com Marketing ou Comunicação e bom nível de português e inglês, falado e escrito.


Inscrições através do e-mail: voluntariado@aidglobal.org




A AIDGLOBAL Procura Voluntários para o Gabinete de Projetos


A AIDGLOBAL procura voluntários para colaborar no Gabinete de Projetos da Organização, com interesse nas questões do Desenvolvimento e da Pedagogia. Os candidatos deverão ter frequentado cursos de Comunicação ou Gestão, ou ter experiência nestas áreas.


Inscrições através do e-mail: voluntariado@aidglobal.org




A AIDGLOBAL Procura Application Writers


A AIDGLOBAL procura Application Writers / Project Developers voluntários, com excelente nível de português e inglês e conhecimentos das questões relativas ao Desenvolvimento, para criar novos projetos e escrever aplicações para instituições financeiras.
Inscrições através do e-mail: voluntariado@aidglobal.org








A AIDGLOBAL Procura “Mãos Solidárias”


A AIDGLOBAL procura voluntários para colaborarem na produção de produtos solidários, criando artigos como brincos, colares, malas ou bolsas, que permitam desenvolver a sua criatividade.

Catálogo dos produtos solidários disponível aqui
Inscrições através do e-mail: voluntariado@aidglobal.org




A AIDGLOBAL Procura Investigadores Voluntários


A AIDGLOBAL procura investigadores/estudantes voluntários interessados em desenvolver a sua pesquisa em algumas das áreas de atuação da Organização.

Mapeamento de necessidades da AIDGLOBAL aqui.




Voluntários Chamados a Participar na Sustentabilidade da AIDGLOBAL


Na atual conjuntura, o Fundraising aparece como uma das estratégias estruturais para assegurar a sustentabilidade das ONGD. A AIDGLOBAL tem aceitado o desafio e procura pessoas motivadas para fazerem parte da equipa da Organização.

Inscrições através do e-mail: voluntariado@aidglobal.org




Ajude-nos a Promover Sorrisos


A AIDGLOBAL convida a todos os que voluntariamente quiserem participar na dinamização de atividades de ocupação dos tempos livres de crianças entre os 6 e os 13 anos, durante o verão, sensibilizando-os para os valores da Cidadania Global, a inscreverem-se aqui.



O Banco Local de Voluntariado de Loures, um ponto de encontro


O Banco Local de Voluntariado de Loures é um ponto de encontro entre instituições promotoras de projectos de voluntariado e os cidadãos. O seu objetivo é desenvolver ações de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade.

Mais informações no site.




Oportunidades de Voluntariado na AIDGLOBAL


As competências ao nível do secretariado, da formação e também da costura podem servir para melhorar o mundo.

Mais informações aqui.




Durante as férias de verão, a AIDGLOBAL promoverá os ateliers “O Mundo Em Nós” para crianças e jovens dos 6 aos 9 anos e dos 10 aos 13 anos


São bem-vindos voluntários com experiência na dinamização de grupos, criativos, entusiastas e/ou que dominem alguma modalidade artística ou desportiva.

Voluntários Pontuais
Participam na dinamização de uma ou mais atividades de cada um dos turnos dos ateliês.

Voluntários Regulares
Part-time: participam na dinamização de um ou mais turnos dos ateliês, mas apenas de manhã ou à tarde.
Full-time: participam na dinamização de um ou mais turnos dos ateliês.

Turnos:

-1º Turno – 25 de junho a 6 de julho
-2º Turno – 9 a 20 de julho
-3º Turno – 23 de julho a 3 de agosto
-4º Turno – 6 a 17 de agosto
-5º Turno – 20 a 31 de agosto
-6 º Turno – 3 a 14 de setembro


Os interessados deverão enviar a sua ficha de inscrição para formacao@aidglobal.org.



Seminário Final do Projecto "SER VOLUNTÁRIO/A"


A Saúde em Português convida a V/ Exa. a estar presente no Seminário Final do Projecto "SER VOLUNTÁRIO/A", que será realizado no dia 28 de Maio de 2012, das 10h00m às 17h30m, no Hotel Tivoli, Coimbra.
Este projecto é apoiado financeiramente pela Direcção Geral da Saúde e tem como objectivo principal caracterizar as instituições que acolhem trabalho voluntario em saúde a nível nacional bem como as motivações dos as voluntários/as.
Inserido neste seminário, haverá um workshop sobre voluntariado (que confere certificado de participação).

As fichas de inscrição para participar no Seminário ou no Workshop, depois de preenchidas, devem ser enviadas para info@saudeportugues.org.

INSCRIÇÕES GRATUITAS.




Ajudem Outros Através do Banco Alimentar


O Banco Alimentar convida a comunidade a juntar-se à sua causa, colaborando voluntariamente, nos dias 9 e 10 de Maio, das 10h30 às 13h00, na arrumação do stock de mantimentos que chega do Banco Alimentar à Junta de Freguesia de Santa Catarina.

Quem estiver disponível é só aparecer às 10h30 na Junta de Freguesia de Santa Catarina.

Mais informações aqui.



Lançamento do Estudo "Voluntariado: missão e dádiva"


A FEC – Fundação Fé e Cooperação promove o lançamento do Estudo “Voluntariado: missão e dádiva”, que terá lugar, no dia 26 de abril, pelas 18h00, no Auditório da Rádio Renascença (R. Ivens, 14, Chiado).


O Estudo resulta de uma parceria com a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Convite e Programa aqui.

Mais informações aqui.




EUROGYM 2012 procura voluntários


Estão abertas até 1 de maio as candidaturas para voluntariado no EUROGYM 2012 – Festival Europeu de Ginástica para Todos, que irá decorrer em Coimbra entre 15 e 19 de julho deste ano.

Os voluntários terão a oportunidade de estar envolvidos num evento internacional de grande dimensão, e receberão formação e um pack de equipamento do EUROGYM 2012, tendo ainda acesso a alojamento e refeições gratuitas.

As áreas nas quais poderão colaborar são diversas, passando por tarefas de secretariado, logística, transporte, protocolo, apresentações ou primeiros socorros, entre outras.

Todas as informações sobre o evento e condições do voluntariado devem ser consultadas no site.




Apresentada na Gulbenkian “My Social Project”


My Social Project é o nome da rede social que foi recentemente apresentada na Fundação Calouste Gulbenkian com objectivo de mobilizar Portugal para o voluntariado.

Num contexto de expansão das redes sociais na internet, um grupo de jovens portugueses empreendedores, estudantes e profissionais de distintas áreas, unem esforços e criam aquela que pretende ser a maior rede de voluntariado do País.

Sob o lema “Aproximamos Pessoas”, este projecto assenta numa montra online, interactiva e dinâmica, que faz convergir os interesses dos três intervenientes cuja acção se pretende activa e interdependente – actuais ou potenciais voluntários, empresas e causas (IPSS, associações, etc) - , num ciclo virtuoso de solidariedade e entreajuda.
Fonte: Destak




O Rock in Rio-Lisboa procura voluntários



Estão abertas as inscrições, até o dia 15 de abril, para formar parte do projeto de voluntariado do Rock in Rio-Lisboa.

Apostando na integração de pessoas de todas as idades, estratos sociais e origens, o projeto tem criado uma verdadeira equipa, ligando um grande evento ao reforço de laços de amizade e solidariedade, ajudando a transmitir os valores associados ao mesmo.

O seu crescente sucesso tem servido de modelo para outros Projetos como os de Madrid e Rio, levando a que em Lisboa melhore e implemente novas ideias. É isso que vai se tentar fazer em 2012!!!


Mais informações aqui





Voluntariado na Área da Educação na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa


A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa procura voluntários na área da Educação, aptos a prestar apoio e explicações de várias disciplinas do 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário.


Para disponibilizar um pouco do seu tempo a estas atividades basta preencher o formulário e enviá-lo para voluntariado@scml.pt . Pode também apresentá-lo diretamente na Unidade de Cidadania e Promoção do Voluntariado, no Largo Trindade Coelho, 1200-470 Lisboa, enviar pelo correio ou através de fax, para 213 235 567.




Seja voluntário/a da AIDGLOBAL

A AIDGLOBAL procura voluntários e voluntárias, versados em comunicação, design, secretariado, expressão dramática, dança e ensino do português, disponíveis para colaborar na sede da organização ou à distância.

Necessidades de voluntariado do mês de março.

Inscrições, acompanhadas de currículo vitae, através de voluntariado@aidglobal.org .

Ajudem-nos a crescer e a promover sorrisos!

Mais informações em AIDGLOBAL







Voluntariado 2ª Edição dos Ateliers "O Mundo em Nós" - Urgente

Caros/as Voluntários/as,

A AIDGLOBAL irá realizar, durante o período das férias da Páscoa, a 2ª edição dos Ateliers “O Mundo em Nós”.

Neste sentido estamos a procurar voluntárias e voluntários, versados em alguma atividade de expressão plástica, expressão dramática, expressão corporal ou dança, disponíveis para a semana de 26 a 30 de Março do corrente ano, durante a manhã ou a tarde de um destes dias, realizar uma atividade/workshop, com crianças entre os 5 e os 12 anos.

Caso alguém esteja interessado e disponível para nos apoiar pode enviar e-mail, acompanhado pelo currículo vitae, para voluntariado@aidglobal.org.


Para mais informação:

-Mail
voluntariado@aidglobal.org

-Contatos Telefónicos da AIDGLOBAL
Tel.: +351 218 946 028
+ 351 212 471 741

Telm: +351 960 486 838
+351 932 469 204 / 5



2011
Voluntários Banco Alimentar

O Banco Alimentar da Junta de Freguesia de Santa Catarina necessita de voluntários para o armazenamento de bens alimentares, nos dias 14 e 15 de Dezembro, das 10 horas às 13 horas.

Em caso de disponibilidade, o ponto de encontro é na Junta de Freguesia de Santa Catarina (Bairro Alto, Calçada do Combro), pelas 10 horas.

Para mais informações: cspsc1@gmail.com

Para saber como chegar ao local, clique aqui.





"CHAMADA DE VOLUNTÁRIOS - XII Encontro Nacional de Juventude"

Estão abertas as candidaturas para 10 voluntários participarem no XII Encontro Nacional de Juventude, que se vai realizar entre os dias 21 a 23 de Outubro, em Cascais. O Conselho Nacional de Juventude assegura transporte, alimentação e alojamento. Os voluntários terão que assegurar o apoia às actividades do XII ENJ entre os dias 20 a 23 de Outubro.

Para mais informações: geral@cnj.pt ou 938160139 | 218802130




Projecto Transformers Recruta Mentor@s
Se acreditas que tens um super-poder em qualquer área do Desporto, Arte ou Hip-Hop e gostavas de embarcar no desafio de ensinar voluntariamente um grupo de jovens o que fazes melhor, então tens o que é preciso para transformar e seres um mentor transformers!

Mais informações sobre o projecto:
Website: http://www.blogger.com/www.projectotransformers.orgFacebook: https://www.facebook.com/projectotransformersYoutube: http://www.youtube.com/projectotransformersEmail: http://www.blogger.com/info@projectotransformers.org

Loures Acolhe Intercâmbio Jovem EuropeuVoluntariado e Empreendedorismo

O Município de Loures associa-se ao Ano Europeu do Voluntariado e, em parceria com a associação “Raise It Now”, promove, entre 14 e 21 de Setembro, o projecto “No Pain No Gain” que reúne jovens de 7 países europeus para refletirem sobre as semelhanças e diferenças entre trabalho voluntário e empreendedorismo.

Programa do intercâmbio:Dia 14, quarta-feira: Chegada dos participantes a Lisboa. Instalação no Parque Municipal de Cabeço de Montachique, em Fanhões.

Dia 15, quinta-feira: Dinâmicas de grupo com jogos de apresentação e acção de voluntariado no Parque Municipal de Cabeço de Montachique, em Fanhões.

Dia 16, sexta-feira: Workshops de voluntariado e empreendedorismo e visita a um projecto local de voluntariado.

Dia 17, sábado: Acção de voluntariado num produtor vitivinícola de Bucelas, com visita à região.

Dia 19, segunda-feira: Workshop de voluntariado & empreendedorismo e acção de voluntariado no Parque Municipal do Cabeço de Montachique, em Fanhões.

Dia 20, terça-feira: Visita de estudo à Gelpeixe e conferência pública do intercâmbio.

Dia 21, quarta-feira: Partida dos participantes.



Conferência "Volunteer Action for Development in the Southern Africa Development Community"
O Programa de Voluntários das Nações Unidas e o parceiro Volunteer and Service Enquiry Southern Africa estão a organizar a primeira conferência para discutir o papel do voluntariado no desenvolvimento regional, os esforços para combater o HIV/SIDA e promover a participação Social e económica dos jovens.

Esta conferência tem lugar em Johannesburg, África do Sul, entre os dias 17 e 19 de Outubro de 2011

Pode consultar o programa na seguinte página: http://www.vosesa.org.za/sadcconference/programme.php

Informações sobre a inscrição na seguinte página: http://www.vosesa.org.za/sadcconference/register.php


Prémios Do Something 2011
Estão abertas as candidaturas!Já criaste o teu próprio projecto ou iniciativa com impacto à tua volta?
Fazes algo para melhorar a tua comunidade?
És voluntário numa organização?
Então os Prémios Do Something são para ti!

Os Prémios Do Something vão distinguir os seis jovens (até aos 30 anos) que mais se destacaram ao longo do ano como agentes de mudança na sua causa ou área de intervenção. São jovens com impacto nas suas comunidades e que inspiram os outros com a sua acção. Os grandes objectivos destes prémios são identificar, reconhecer e apoiar jovens doer's no crescimento e aumento de impacto dos seus projectos.

Os Prémios Do Something dividem-se em seis categorias: Ambiente, Artes & Desporto, Comunidade, Embaixador Do Something, Empreendedorismo, Melhor uso da Tecnologia.

Os vencedores vão receber prémios no valor de 1.000€ para investirem nos seus projectos, organizações ou em formação.

Se achas que tens o que é preciso para ser um dos vencedores dos Prémios Do Something candidata-te já! Só precisas de ter menos de 30 anos e preencher este Formulário de Candidatura. As candidaturas estão abertas até 16 de Outubro.

Se conheces alguém com potencial e achas que se devia candidatar aos Prémios Do Something, preenche este Formulário de Nomeação. A equipa Do Something encarrega-se de o incentivar a candidatar-se aos Prémios.

A cerimónia de entrega dos Prémios será no dia 19 de Novembro no Museu da Electricidade, em Lisboa.

Para mais informações visita a página oficial dos Prémios Do Something.




"Construir competências para o exercício do voluntariado, resultando num efectivo instrumento da acção humanitária"
Estão abertas as inscrições para uma nova edição do Curso de Voluntariado Internacional a decorrer no Porto e em Lisboa, nos dias 10, 17 e 24 de Setembro (Sábados).

Mais informações em: http://pista-magica.pt/site/index.php?option=com_content&view=article&id=47&Itemid=2



Voluntariado Intergeracional "Recados & Companhia"

“Recados & Companhia” é um projecto de voluntariado intergeracional para jovens dos 16 aos 30 anos, inclusivé, que decorre de 1 de Setembro de 2011 a 31 de Janeiro de 2012!

Tem por objectivo a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas (65 e mais anos), em situação de isolamento e/ou solidão.

Esta rede de solidariedade é promovida por jovens voluntários que irão:
conversar;
fazer companhia;
ler o jornal / livros / revistas;
acompanhar nas suas actividades de vida diária e em momentos de lazer, como fazer compras, ir ao médico, ir ao cinema / teatro, realizar passeios, entre outros.
Assim, 60 Voluntários divididos em equipas de 10 voluntários (6 equipas formadas por 8 voluntários e 2 voluntários coordenadores) apoiarão 240 idosos dos concelhos de:

Gaia,
Loures,
Matosinhos,
Porto,
Setúbal,
Sintra.

Duração dos projectos de voluntariado:
De 1 de Setembro de 2011 a 31 de Janeiro de 2012 durante 4 horas diárias (entre as 8h e as 19h, nos dias úteis)

Quem pode participar:
Jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos com disponibilidade durante o período referido, bem como para o dia da formação.


Inscrição:

Para te inscreveres, deverás descarregar este formulário, preenchê-lo e enviá-lo por email para os serviços do IPJ do Porto, Lisboa e Setúbal.

Lisboa | Parque Expo - ipj.lisboa@ipj.pt
Setúbal - ipj.setubal@ipj.pt
Porto - ipj.porto@ipj.pt

Deverás também enviar, obrigatoriamente, o teu curriculum vitae.

Selecção:
A selecção de voluntários tem duas fases:
- Pré selecção decorrerá a partir de 17 de Agosto e terá como critérios a proximidade geográfica, disponibilidade, experiência anterior em voluntariado e especificamente no apoio a idosos.

- Selecção decorrerá a partir de dia 22 de Agosto e será realizada uma avaliação curricular e entrevista. Nesta fase serão seleccionados os voluntários coordenadores.
São responsáveis pela selecção o IPJ e o ISS – Instituto da Segurança Social,I.P.

Formação:
A formação dos voluntários decorrerá no Porto (dia 1 de Setembro) e em Lisboa (dia 5 de Setembro) nas instalações dos serviços regionais do IPJ.

Se fores menor, deves entregar esta declaração, assinada pelo teu encarregado de educação, ao teu formador do IPJ.

A formação será realizada pelo IPJ e pelo ISS – Instituto da Segurança Social,I.P.

Direitos dos voluntários:
Seguro;
Certificado de participação;
Ressarcimento de despesas inadiáveis à execução do projecto num valor máximo de 8 €/dia.




TROFÉU PORTUGUÊS DO VOLUNTARIADO 2011 CANDIDATURAS ABERTAS

Estão abertas, até dia 31 de Julho próximo, as candidaturas para a terceira edição do Troféu Português do Voluntariado, promovido pela Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV), que visa homenagear o trabalho dos voluntários e incentivar a prática do voluntariado.

Os voluntários e respectivos projectos de voluntariado devem ser apresentados por organizações de voluntariado ou promotoras de voluntariado, legalmente constituídas e sediadas em território nacional. Cada organização pode apresentar mais de uma candidatura.

Os projectos de voluntariado mencionados devem ser enquadrados nos seguintes âmbitos, sem ordem de importância:

Acção Cívica;
Acção Social;
Ciência e Cultura;
Cooperação para o Desenvolvimento;
Defesa do Consumidor;
Defesa do Património e do Ambiente;
Desenvolvimento da Vida Associativa e da Economia Social;
Direitos Humanos;
Educação;
Emprego e Formação Profissional;
Protecção Civil;
Reinserção Social;
Saúde.

Mais informações em: http://www.convoluntariado.pt/




Serviço Voluntário Europeu

Tema: Projecto Ambiental

Duração: 10 meses de 01 de Agosto de 2011 a 31 de Maio 2012

Local: Roménia, Braila

Horário: 5 dias por semana, 6 horas por dia

Condições: Alojamento, Alimentação, Viagens, vistos, vacinas, Seguro, formação linguística, Acompanhamento pessoal, ciclo de formação e avaliação, férias (2 dias por cada mês), transporte local, subsídio mensal (€ 60,00).

Vagas: 1
Requisitos: Ter entre 18 e 30 anos

Tarefas:1 – Sensibilização e capacitação de jovens, membros da comunidade, autoridades locais sobre a importância da protecção ambiental e maneiras de envolver os jovens na eco - actividades.
Uso métodos de educação não formal: Green drama, photo-voice.

2 - Actividades relacionadas a valores ambientais: excursões, acampamentos para/com jovens e crianças (especialmente em ''Balta Mica um Brailei'' Parque Natural - RAMSAR e Natura 2000; “Montanhas Măcin” Parque Natural Natura 2000) , o voluntariado em projectos eco-ambientais de (Eco-flores, Ajuda um amigo de quatro patas).

3 - realização de um álbum de fotos com imagens e informações sobre os sítios Natura 2000 e as reservas naturais em Braila e em dois parques naturais: fotografias realização, documentação, informações.

Para mais informações: http://www.sve.pt/?opcao=vaga&id=651&type=1

Candidaturas: www.sve.pt




Todos temos asas, mas apenas os voluntários sabem voar

A pista Mágica e o Impulso Positivo vão apresentar, no dia nove de Julho pelas 17h, na esplanada do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, o livro infantil, inédito em Portugal, “Todos temos asas, mas apenas os voluntários sabem voar”, da autoria de Sónia Fernandes e ilustração de Pedro Serapicos.

Para mais informações: escolavoluntariadomail.com ou 927891777



III Seminário de Inovação e Empreendedorismo Social

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa anuncia o III Seminário de Inovação e Empreendedorismo Social: o voluntariado e a responsabilidade social na construção de uma nova cidadania, que terá lugar no dia 1 de Julho, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.

Nesta sua terceira edição, aceitando o repto lançado pelo Ano Europeu do Voluntariado, o Seminário de Inovação e Empreendedorismo Social irá centrar-se na reflexão e no debate sobre o papel do voluntariado e da responsabilidade social das empresas na construção de uma sociedade mais participada, mais solidária e mais sustentável, bem como sobre a importância de repensarmos e renovarmos os modelos de voluntariado e de participação social das empresas face aos desafios que se colocam hoje à sociedade contemporânea.

Para mais informações sobre o programa: http://sies.scml.pt

Para mais informações: através do telefone n.º 213 235 563 ou do endereço electrónico seminario.ies@scml.pt



Passatempo “ Voluntários da Leitura”

No Ano Europeu do Voluntariado, e aproveitando as comemorações do Dia Mundial do Livro, a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas propõe o passatempo “Voluntari@s da Leitura”.

Para participar poderá consultar ficha de inscrição e o regulamento, que se encontra no seguinte endereço: http://www.cm-loures.pt/ProjectoBLV.asp

As candidaturas poderão ser entregues entre as 9h15 e as 18h45, (abertura/fecho da BMJS), na recepção da Biblioteca Municipal José Saramago, para a seguinte morada: Rua 4 de Outubro nº 19 – 2670 – 466 LOURES ou ainda através do seguinte e-mail: bmjs@cm-loures.pt

Para qualquer esclarecimento ou informação poderá ainda ligar para Biblioteca José Saramago, através do seguinte nº 21 115 12 64




Associação Karingana wa karingana recruta voluntários

A Associação Karingana wa karingana (Era uma vez) está a preparar o envio de um contentor com livros para Moçambique.

Assim, precisa da ajuda de voluntários para os próximos fins-de-semana, entre as 10h e as 18h.

O trabalho consiste em abrir algumas caixas, já são poucas neste momento, separar os livros por temas e por sua vez contabilizá-los. Finalmente encaixotá-los.

O objectivo é estar tudo pronto nas próximas 6 semanas.

Em caso de interesse, pode contactar a associação através do e-mail ou telemóvel: associacao@karinganawakaringana.org
919 052 986




Projectos de Voluntariado Missionário - 2011


O grupo Diálogos tem vindo a desenvolver diversas acções de voluntariado comprometendo-se a fazer a diferença no quotidiano das pessoas mais carenciadas, marginalizadas, muitas vezes, em situações limite. Realizamos, regularmente estes projectos de voluntariado missionário, durante o período de férias, com exigências de participação diferentes e nas quais, ao longo dos anos já participaram dezenas de jovens.

Neste ano de 2011 teremos três actividades de voluntariado: no centro Santo Estêvão, em Viseu com jovens e adultos portadores de multideficiência; no Prior Velho/Terraços da Ponte (Loures), o projecto “Caminhos e Sorrisos”com crianças e jovens e em Vilar Formoso/Aldeia da Ponte, campo de trabalho com animação em lares de idosos.

2011 foi instituído o Ano Europeu do Voluntariado com o slogan “Sê voluntário! Faz a diferença”.

Chegou a hora de TU seres VOLUNTÁRIO e fazeres a diferença! Arrisca! Inscreve-te!

Data limite de inscrição: 26 de Junho

Para informações sobre os projectos: dialogossvd@gmail.com




Candidaturas abertas para professores voluntários em Lichinga (Moçambique


O projecto “+ Educação em Lichinga até 2015” está a seguir o seu curso
normal. Neste momento já estamos a leccionar até à 3.ª classe (3.º ano).

Estão três professoras do 1.º ciclo do Ensino Básico com estas classes. Em
Junho regressam a Portugal duas dessas docentes. Precisávamos de as
substituir por outras.

Se conhecer algum/a professor/a do 1.º Ciclo do Ensino Básico e que manifeste disponibilidade e sonho em dar de si a quem tem muito pouco, desafie-o/a a fazer voluntariado de Julho a finais de Outubro, em Lichinga. O projecto paga as viagens e a estadia.

Se houver manifestação de interesse, queiram por favor contactar
sao.oliveira@esepf.pt.

As crianças de Lichinga – Moçambique, agradecem!




Essência Surf School Limpeza de Praias 2011


É já no próximo dia 27 de Março, domingo, a partir das dez da manhã, que ocorrerá a Essência Surf School Limpeza de Praias 2011, em praias da Costa da Caparica, no concelho de Almada.

Esta acção, organizada pela Essência – Escola de Surf, Bodyboard e Longboard, conta com o principal apoio da Surfrider Foundation Europe, líder em acções deste tipo e destina-se ao público em geral, desde que estes se inscrevam previamente. O objectivo deste evento é sensibilizar todos os participantes para uma praia mais limpa. É uma excelente oportunidade para todos os amantes de praia (sejam ou não, praticantes de surf ou outras modalidades associadas ao mar) ajudar a criar uma praia mais apetecível, pois “uma praia suja não tem brilho!”

Todo o material necessário para a limpeza irá ser providenciado aos participantes, pelo que não necessitam de levar nada a não ser uma enorme vontade de ver o vasto areal a sorrir no final da acção. Recordo que no passado ano, esta acção resultou na recolha de uma tonelada e meia de lixo
(1520,5 Kg).

Se queres estimar o meio ambiente, reduzindo significativamente as emissões de CO, então no dia 27 adere ao “Carpooling” (partilha a viagem, dando ou aceitando boleia de alguém que participe neste evento). Para aderires fala com os teus amigos ou consulta o website da inscrição.

Ainda não te inscreveste? Estás à espera do quê? Preferes andar todos os dias a surfar numa praia suja, a dispensares um/parte de um dia a colaborar connosco para uma praia mais limpa? Não percas tempo e vem-nos ajudar a trazer brilho às praias.

Este evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Almada, do Queen’s Beach Club – Praia da Rainha – Costa da Caparica, das Pastelarias Emílio Preto Rego, do Centro de Yoga da Costa da Caparica e da Água do Luso.

Para obterem mais informações e poderem se inscrever, deverão consultar o website www.essencia-surf.com ou enviar um e-mail para praialimpa@essencia-surf.com.

Inscrições até ao final do dia 24 de Março, não percam tempo!



Ambiente - Acção de Voluntariado - Missão Leziria Limpa
19 de Março 2011



Limpeza e requalificação da margem sul do rio Tejo (Leziria - Vila Franca de Xira)

Polo do Cabo - Lezirias - Vila Franca de Xira

Venha passar um sábado em familia ou com os seus amigos e ajude a requalificar a margem sul do Tejo na área da Leziria! Pode sempre optar por participar de manhã e/ou tarde.

Localização: Polo do Cabo (Vila Franca de Xira - Leziria) - Manhã:9h00 ou Tarde:14h00

Para quem segue de transporte: 8h30 na Estação da CP de Vila Franca de Xira

Inscrições gratuitas e obrigatórias: missaoleziria@gmail.com ou 217780097/962672995

Notas: Trazer roupa confortável e botas/botins!

Mais informações em: www.lpn.pt



1º Encontro de Voluntários e Voluntárias da AIDGLOBAL

O ano de 2011 foi considerado, pelo Conselho de Ministros da U.E, o ano Europeu das Actividades Voluntárias que promovam um cidadania mais activa. Também por este motivo, a AIDGLOBAL decidiu organizar o seu 1º Encontro de Voluntários e Voluntárias. Este encontro terá lugar na Galeria do Instituto da Juventude, da Delegação Regional de Lisboa, no próximo dia 5 de Fevereiro, Sábado, das 10h00 às 13h00.
Com esta iniciativa pretende-se dar a conhecer melhor a Organização junto dos que, ao longo destes 5 anos, têm entrado em contacto connosco manifestando vontade de serem nossos voluntários e, ao mesmo tempo, promover as diferentes oportunidades de voluntariado que a Organização traçou para o ano de 2011.
A entrada é livre, mas está sujeita a inscrições, devido à capacidade do espaço. Apesar de este encontro ser, preferencialmente, direccionado para os Voluntários e voluntárias da AIDGLOBAL, convidamos todos os que desejam juntar-se a nós, desde que façam a sua inscrição, até ao dia 3 de Fevereiro, para o seguinte endereço electrónico: voluntariado@aidglobal.org.

Programa
09:45 – Recepção dos voluntários e das voluntárias
10:00 – Apresentação da AIDGLOBAL e do seu Plano de Actividades para 2011
11:15 – Pausa Justa – Lanche oferecido pela organização com produtos de Comércio Justo
11:45 – Apresentação de oportunidades de Voluntariado Nacional e Internacional
13:00 – Encerramento

Local do Evento
Instalações do Instituto Português da Juventude e Pousada da Juventude (onde fica também a sede da AIDGLOBAL)
Rua de Moscavide, lote 4.71 (Parque das Nações)
1998-011 Lisboa
Mapa: www.aidglobal.org/mapa_localizacao.php
Mais informações:
Gabinete de Voluntariado - Paulo Carvalho
E-mail: voluntariado@aidglobal.org
Skype: paulo.carvalho.aidglobal
Tel.: +351 218 946 028 / + 351 212 471 741
Telm: + 351 96 048 68 38