quinta-feira, 6 de maio de 2010

Execução do Projecto

A 1ª edição do Projecto “Educar para Cooperar “ Loures contou com o co-financiamento do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) e da Câmara Municipal de Loures, e embora inicialmente previsse a intervenção junto de apenas 10 turmas do 2º ciclo das escolas do Concelho de Loures, foi implementado em 12 turmas do 5º e 6º ano de escolaridade da Escola General Humberto Delgado em Santo António dos Cavaleiros.

Os contactos com os potenciais parceiros iniciaram-se ainda em Março de 2009, sendo que durante Abril de 2009 decorreu apresentação do Projecto a várias escolas do Concelho de Loures e aos órgãos municipais. A Escola General Humberto Delgado, pelo seu interesse e pelo seu perfil foi seleccionada para receber o Projecto.

Ainda em Setembro de 2009 ocorreu a apresentação formal da equipa formativa à Direcção da escola e aos professores participantes no Projecto.

A implementação do bloco de 12 Sessões de Educação para o Desenvolvimento e de 12 reuniões preparatórias das sessões teve início em Outubro e terminou em Maio de 2010. Ambas as actividades foram executadas numa periodicidade quinzenal.

No âmbito do Projecto, 12 turmas receberam 144 Sessões de Educação para o Desenvolvimento, e os 16 professores envolvidos participaram também, em 120 reuniões preparatórias das respectivas sessões. Desta forma, deu-se a conhecer a 268 alunos do 2º ciclo e aos referidos professores, por via de metodologias participativas e de Educação Não Formal, as várias questões relacionadas com os Direitos Humanos, os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e as Desigualdades Sociais e Geográficas, numa perspectiva holística que apela simultaneamente à sensibilização e à acção.

Além disso, o Projecto desencadeou processos de reflexão na área da Educação para o Desenvolvimento, dentro de outras escolas da rede escolar do Concelho de Loures, através da realização da 1ª Semana de Educação para o Desenvolvimento, neste Concelho (envolveu mais de 500 alunos e de 40 professores), mas também, através da formação de 21 professores do Concelho de Loures (5 dos quais, participaram na co-facilitação das sessões de ED) e de Odivelas, alargando assim, o espaço de intervenção inicialmente previsto.

Através da 1ª edição do Projecto “Educar para Cooperar - Loures” iniciou-se a integração progressiva das temáticas e dos valores de ED nos curricula escolares, à semelhança do que acontece noutros países europeus, tendo em vista a promoção de uma Cidadania Global, junto de professores e alunos que se desejam cada vez mais globais, assim como, as escolas do concelho de Loures.