quinta-feira, 6 de maio de 2010

Curso "Educar para Cooperar"

O Curso "Educar para Cooperar" promovido pela AIDGLOBAL em parceria com o CENFORES decorreu durante 25 horas, ministradas de 7 a 23 de Junho de 2010, entre as 18h00 e as 21h00,na Escola Secundária José Afonso em Loures.

Participaram 21 professores de escolas associadas ao CENFORES, que abrange o Concelho de Loures e Odivelas.

De acordo com a formadora Ana Isabel Castanheira, os professores revelaram-se bastante participativos e sensíveis às temáticas da Educação para o Desenvolvimento (ED). A utilização de metodologias de Educação Não-Formal proporcionou espaços de reflexão e de integração dos conteúdos de ED que permitiram fazer a ponte com a educação formal.

Mais do que a sensibilização para as temáticas de ED, a AIDGLOBAL ao promover este curso em parceria com a CENFORES procurou capacitar os professores para disseminarem estas mesmas temáticas integrando-as no plano curricular das suas turmas.

No final do curso, a formadora propôs aos professores que criassem um desafio no âmbito da interligação da ED com os planos curriculares, a cumprir no próximo ano lectivo,e a entrega-lo à própria, num envelope fechado e endereçado aos mesmos.

Em meados de Setembro a AIDGLOBAL enviou os respectivos desafios cada um dos professores, lembrando-os sobre o compromisso que assumiram no Curso de ED. Além disso, a ONG tem estado disponível para todos os professores que queiram explorar a Educação para o Desenvolvimento em contexto escolar.

Com vista a continuar a investir na disseminação das temáticas de ED em contexto escolar, no Concelho de Loures, a AIDGLOBAL envolveu-se num processo de criação de sinergias com os Centros de Formação de Professores do referido concelho.

A receptividade tem entusiasmado a equipa de Educação para o Desenvolvimento da AIDGLOBAL, que em breve conta ter mais novidades sobre futuras oportunidades de formação para os professores deste e de outros concelhos.


Este curso de 25 horas conferiu um crédito e teve como objectivos gerais:

● Sensibilizar a abordagem das principais temáticas da Educação para o Desenvolvimento, desenvolvendo competências, conhecimentos, metodologias e ferramentas pedagógicas de aprendizagem e ensino da Educação para o Desenvolvimento, na comunidade escolar e na sociedade em geral;

● Promover a Educação para o Desenvolvimento no Ensino Formal, através do desenvolvimento de metodologias de Educação Não-Formal;

● Reflectir sobre a pertinência e adequação de recursos (pedagógicos e metodológicos) necessários para a integração da Educação para o Desenvolvimento nos curricula escolares.