quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Encerramento da Semana da Educação para o Desenvolvimento

Chegou ao fim a semana da Educação para o Desenvolvimento, uma das actividades do projecto “Educar para Cooperar”, que este ano teve a sua 1ª edição na escola General Humberto Delgado, em Loures, e a 4ª edição em quatro Centros de Educação e Desenvolvimento (CED) da Casa Pia de Lisboa.

A exposição na escola General Humberto Delgado ocorreu entre os dias 11 e 14 de Maio e foi visitada por cerca de vinte turmas.

Nesta escola, teve ainda lugar uma mesa redonda, que contou com a assistência de vinte participantes, destacando-se a presença da Dra. Ana Filipa Caldeira, directora da escola, e da Dra. Paula Viegas, uma das professoras das turmas participantes no projecto. A AIDGLOBAL fez-se representar pela coordenadora e pela gestora do projecto, respectivamente Susana Damasceno e Cátia Sequeira.

No final do encontro, os alunos do curso de cozinha dos CEF ofereceram chá e bolos aos participantes.

Durante esta semana, e também no concelho de Loures, realizaram-se cinco sessões de Educação para o Desenvolvimento, com enfoque no tema “Comércio Justo”, em cinco escolas (Escola Básica Integrada de Bucelas, EB 2,3 Maria Veleda, EB 2,3 da Bobadela, EB 2,3 Alto do Moinho, EB 2,3 Bartolomeu Dias), contabilizando-se um total de 117 alunos e 7 professores sensibilizados para as questões da Educação Global.
No final das sessões, professores e alunos foram unânimes em considerarem as sessões educativas interessantes e pertinentes.

Já nos CED Jacob Rodrigues Pereira, Dona Maria Pia, Nossa Senhora da Conceição e Nuno Álvares Pereira, da Casa Pia de Lisboa, realizaram-se quatro exposições interactivas, entre 24 e 28 de Maio. Cada exposição incluiu, além das apresentações dos trabalhos produzidos pelos alunos durante as 10 sessões em que o projecto se desenrolou, a dinamização de actividades ao longo das visitas guiadas.
Os números falam por si: só ao nível da Casa Pia de Lisboa, em mais uma Semana de Educação para o Desenvolvimento, a AIDGLOBAL, em parceria com esta instituição, sensibilizou 681 alunos e 65 professores para as temáticas de Educação para o Desenvolvimento.