terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Clubes de Educação Global

Na sequência da 2ª edição do projeto “Educar para Cooperar” – Loures, foi proposto aos Agrupamentos de Escolas, com quem a AIDGLOBAL estabeleceu parceria,  a criação e dinamização de um Clube de Educação Global.
 o Clube irá possibilitar que os Agrupamentos de Escolas de Bucelas e da Bobadela continuem  a fomentar os valores da Educação para o Desenvolvimento  junto dos seus professores e alunos, após o encerramento da segunda edição do Projeto,  assumindo-se, assim, como Escolas Promotoras da Educação para o Desenvolvimento (ED).
 propõe a AIDGLOBAL  que o Clube  venha a fazer parte dos Projetos  Curriculares para o  ano letivo de 2012/2013,  constituindo para os alunos um espaço de reflexão e de diálogo. Os jovens terão a oportunidade de tomar consciência  de si e dos outros, assim como dos seus direitos e responsabilidades enquanto cidadãos de um mundo assimétrico e interdependente.
As atividades a desenvolver  terão como objetivo estimular o espírito crítico e capacitar os participantes para transporem as suas aprendizagens e poder de influência para a sociedade civil, motivando-os a tornarem-se parte ativa do processo de transformação social que, idealmente, deverá contribuir para tornar o mundo mais justo, equitativo e solidário.

Participantes


Durante a 2ª edição do projeto “Educar para Cooperar” Loures, 8 professores e 146 alunos dos Agrupamentos de Escolas de Bucelas e da Bobadela manifestaram o seu interesse em participar no Clube de Educação Global , expondo as suas razões, nomeadamente:
“Porque é bom aprender”
“Porque tenho interesse em saber como posso ajudar os outros”
“É divertido e interessante”
“Porque aprendi muito com este projeto”

A AIDGLOBAL, que plantou a semente,  congratula-se com o empenho das direções dos Agrupamentos de Escolas, seus  parceiros nesta 2ª edição do projeto,  em continuarem a construir uma Cidadania Global, junto de professores e alunos, não obstante as mudanças no sistema educativo nacional que  a difícil conjuntura do país está, atualmente, a provocar.