sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Seis Meses de “Educar para Cooperar”- Loures, 2ª Edição


São várias as actividades realizadas, com êxito, nos seis meses de execução do projecto da AIDGLOBAL “Educar para Cooperar” – Loures (2ª edição), nos Agrupamentos de Escolas da Bobadela e de Bucelas.

Depois das sessões de apresentação pública, em Setembro, foi a vez dos professores estarem presentes num Focus Group, com o objectivo de os capacitar para a adopção de metodologias de Educação Não-Formal, activas e participativas, centradas no aluno, propensas à criação de momentos de reflexão individual e colectiva e de problematização da realidade local e global.

Entre Outubro e Novembro, efectuaram-se, com as turmas, 22 sessões de Educação para o Desenvolvimento (ED), nas quais se abordaram e analisaram as temáticas relacionadas com o VIH/SIDA, Interculturalidade, Alterações Climáticas, Água e Igualdade de Género.

A par das acções de sensibilização e divulgação do programa, junto da comunidade educativa dos agrupamentos que integram o projecto, efectivaram-se, com os facilitadores, uma acção de formação e preparação dos conteúdos programáticos e sete reuniões preparatórias e avaliativas das sessões de Educação para o Desenvolvimento.

A Gestora do Projecto, Cátia Sequeira, acompanhou todo o decurso dos trabalhos desenvolvidos pelos facilitadores.