segunda-feira, 18 de junho de 2012

Sessão de Encerramento do Projeto



A AIDGLOBAL agradece o empenho de instituições e parceiros na promoção da Educação para o Desenvolvimento no Concelho de Loures


A AIDGLOBAL celebrou, no passado 14 de junho, o encerramento do projeto “Educar para Cooperar” - Loures (2ª ed.), junto da comunidade educativa e das instituições parceiras, que foram alvo de agradecimentos por parte da Organização pelo seu empenho e colaboração na promoção da Educação para o Desenvolvimento entre os mais pequenos.

Oficializou a abertura do evento, o Senhor Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Dr. Professor Luís Brites Pereira, que destacou na sua intervenção, dirigida para as crianças, a importância de desenvolverem, “ao longo da vida”, uma capacidade crítica e uma atitude solidária. “Portugal vai ter um futuro e passa pelas vossas mãos”, sublinhou.

Posteriormente, a presidente de Direção da AIDGLOBAL, Susana Damasceno, convidou os participantes da Mesa Redonda “A Construção da Cidadania Global - Como e Porquê?” a abordarem o presente e o futuro da Educação para a Cidadania Global em meio escolar.

Em representação do coletivo de educadores, interveio a Dra. Paula Carqueja, presidente da Associação Nacional de Professores (ANP), seguida da Dra. Paula Policarpo, técnica da Divisão de Desenvolvimento Educativo e Curricular da Câmara Municipal de Loures, do Professor da Universidade Aberta Dr. José Sales e da Dra. Cristina Sampaio, Diretora do Centro de Formação de Professores de Loures Oriental.

O evento prosseguiu com uma comunicação dos diretores dos Agrupamentos de Escolas de Bucelas e da Bobadela, Dr. António Marcelino e a Dra. Fernanda Almeida, sobre a “Educação para o Desenvolvimento em Meio Escolar – Dificuldades, Oportunidades e Mais-Valias”. Seguidamente, procedeu-se à entrega dos certificados de participação.



A Sessão Solene de Encerramento finalizou com a visualização de um vídeo sobre as atividades realizadas, no âmbito do projeto, ao longo do ano letivo, e a inauguração da exposição “Parar para Pensar”, com os trabalhos realizados pelos alunos, que esteve patente no Palácio dos Marqueses da Praia e de Monforte, em Loures, até ao passado 19 de junho.