terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Direitos da Criança



Jovens de Loures Aprendem os Direitos da Criança enquanto se Divertem

Na passada 3ª feira, dia 7 de fevereiro, os alunos do 6ºF do Agrupamento de Escolas da Bobadela, em Loures, participaram numa sessão de Educação para o Desenvolvimento durante a disciplina de Educação Física.

Num trabalho conjunto da professora Eulália Almeida e do “facilitador” da AIDGLOBAL, Hugo Marques, as atividades centraram-se em jogos pedagógicos que, tendo como base o conhecimento prévio da Carta do Espírito Desportivo, conteúdo inerente à disciplina, os conduziram à descoberta dos Direitos da Criança.

Divididos em pequenos grupos, os jovens, à medida que iam superando as etapas lúdicas, ganhavam “palavras” que, no seu todo, iriam corresponder a frases da temática pré-selecionada.

No final da sessão, os alunos reuniram-se num amplo círculo e, cada grupo leu os itens que reconstituiu, partilhando, com os presentes, a reflexão que, sobre eles, efetuou. No seu conjunto, concluiu-se que nem todos os Direitos contidos na Convenção dos Direitos da Criança (1989) estão a ser universalmente respeitados.

Foi um dia diferente para os jovens que, decerto, muito contribuiu para a consolidação da sua maturidade em crescimento, tanto no que se refere à consciencialização de uma temática que lhes confere dignidade, como ao trabalho de grupo alargado e, ainda, às técnicas do diálogo horizontal.