terça-feira, 13 de março de 2012

"Educar para Cooperar na Escola" arranca com Cor



A primeira edição do curso de formação de professores em Educação para o Desenvolvimento, “Educar para Cooperar através da Escola”, teve início, no passado dia 6 de março, com a apresentação da Dra. Cristina Sampaio, Coordenadora do Centro de Formação de Loures Oriental, parceiro da AIDGLOBAL.

Os 24 participantes fazem parte de um grupo de 31 professores da rede escolar de Loures e de Lisboa que, durante 25 horas, construirão, cooperativamente, propostas curriculares, com diferentes abordagens e metodologias, destinadas a serem aplicadas nas suas disciplinas, com enfoque nas temáticas de Educação para o Desenvolvimento.

Durante o curso, os professores terão a oportunidade de refletir, simultaneamente, sobre as problemáticas das interdependências entre Norte e Sul e a urgência de uma cidadania mais ativa por parte de toda a comunidade escolar.

A formadora, Susana Damasceno, aproximou os participantes da realidade dos países em desenvolvimento, partilhando as suas experiências de voluntariado em África e os resultados do trabalho da AIDGLOBAL, ao nível da Educação e da Cooperação para o Desenvolvimento.

Os objetos criados em plasticina coloriram esta primeira sessão e serviram de base para os professores se apresentarem. A maioria das motivações para participarem neste curso centram-se, por um lado, na expetativa de se familiarizarem com metodologias que permitam lidar com turmas heterogéneas e desafiantes e, por outro lado, na preocupação com o mundo em que os seus filhos e os seus educandos crescerão.

Com o apoio financeiro do IPAD, espera-se que através desta atividade do projeto “Educar para Cooperar” Loures (2ª edição), a decorrer neste ano letivo, no Agrupamento de Escolas da Bobadela e de Bucelas, a Educação para o Desenvolvimento também passe a fazer parte da dinâmica educativa dos Agrupamentos de Escolas de Camarate, Catujal, Santa Iria de Azóia e Damaia - Prof. Pedro D’Orey da Cunha (E.B. 2, 3 Prof. Pedro D’Orey da Cunha).