terça-feira, 6 de março de 2012

Higiene e Saúde





Agrupamento de Escolas de Bucelas

No Agrupamento de Escolas de Bucelas, a temática de Higiene e Saúde foi abordada durante a sexta e a sétima sessão de Educação para o Desenvolvimento. Os alunos de 6ºA e 6ºB dedicaram assim duas aulas de Educação Física a reflectirem sobre as condições de acesso dos do seus pares, em outras partes do mundo, a cuidados de higiene e saúde.

Desta vez os alunos foram convidados a protagonizarem o início da abordagem da temática. Durante a primeira sessão partilharam com os seus colegas, professor e facilitadora, a sua perceção sobre as repercussões de hábitos alimentares deficitários ou a importância da higiene na autoestima, as consequências do sedentarismo e outras questões relacionadas com o tema principal.

Numa segunda fase, os alunos participaram num concurso e foram desafiados a refletirem sobre estas questões, colocando-se no lugar das crianças que vivem em países em desenvolvimento. Como o acesso escasso à água condiciona os cuidados de higiene? Será que o sedentarismo ou a obesidade são problemas que afetam as populações destes países? Alguns incomodaram-se com algumas das imagens apresentadas e verbalizaram a sua admiração face à inexistência de condições básicas para algumas crianças manterem a sua higiene diária.









Agrupamento de Escolas da Bobadela


No Agrupamento de Escolas da Bobadela refletiu-se sobre Higiene e Saúde no mundo, nas disciplinas de Ciência da Natureza e Língua Portuguesa.

Cruzando este tema com os conteúdos das Ciências da Natureza, durante a quarta e quinta sessão de Educação para o Desenvolvimento, a professora e o facilitador confrontaram os alunos do 6ºF com exemplos que traduzem as assimetrias ao nível da higiene alimentar e das práticas de higiene e saúde. As imagens apresentadas aproximaram os alunos de uma realidade sobre a qual a sua consciência estava distante. As conclusões das reflexões resultaram na criação de um “frigorífico da saúde”.

Os alunos do 5º B refletiram sobre estas questões enquanto trabalharam sobre os tipos de frases. A professora de Língua Portuguesa, que também é professora de História e Geografia de Portugal, em parceria com o facilitador, despertou os jovens para as diferenças históricas e culturais do planeta e a forma como influenciam as práticas de higiene e saúde.