terça-feira, 6 de março de 2012

Interculturalidade



No Agrupamento de Escolas da Bobadela falou-se de interculturalidade durante a aulas de Língua Portuguesa.

Assim, durante a segunda e a terceira sessão de Educação para o Desenvolvimento do 5º B e do 6ºA, o ponto de ligação dos conteúdos foi o provérbio tradicional, um género linguístico e ao mesmo tempo uma porta de entrada para explorar a diversidade cultural na aula. Os alunos foram ainda incentivados a refletirem sobre o contexto social dos países de origem dos provérbios escolhidos.

As conclusões dos alunos sobre a temática da interculturalidade estão refletidas no livro de provérbios que estes criaram no final da 3ª sessão. Mais do que promover a tomada de consciência sobre a diversidade cultural procurou-se sensibilizar os jovens para respeitarem a diferença. No final, os participantes cooperaram solidaria e voluntariamente entre si para terminarem os livros.


 







No caso do 5º C a abordagem desta temática aconteceu na sexta e sétima sessão de Educação para o Desenvolvimento.

Desta vez proporcionou-se uma viagem pelas diferentes literaturas da lusofonia através de textos de autores procedentes de cada um dos países de língua oficial portuguesa. O dicionário de africanismos na Língua Portuguesa, elaborado pelos alunos, reflete a fusão dos conhecimentos adquiridos sobre a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) e a diversidade cultural no mundo lusófono.